Início > Eu só quis dizer > Geometria Pessoal

Geometria Pessoal

As pessoas são cartesianas, no sentido do bom e velho gráfico, X e Y.

É fácil aprender onde cada uma deve ficar e como querem ser tratadas a partir disto.

Existem as pessoas Ordenadas, ou pessoas Y. São do tipo que competem. Medem a altura, a ordem das coisas – sejam elas materiais ou psicológicas. E por isto são de dois tipos: as superiores e as inferiores. São pessoas que acreditam em castas. Não existem pessoas Y que acreditam que estejam no 0 com você, claro que não.

Pessoas do eixo y positivo, as superiores, são aquelas autoritárias. Não aceitam serem contraditadas, não aceitam qualquer tipo de submissão de pessoas em mesmo nível ou quem considera inferiores. Quem é você pra falar comigo assim? É gente que fala apontando o dedo, que tenta vencer as pessoas através medo e da intimidação. Não se dão ao trabalho de olhar nos olhos de quem não tem mais valor que a elas mesmas. Quando encontram alguém de maior grau, se colocam na posição de Y inferior e assim agem. Falam pouco ou nada da vida pessoal, mas falam bastante das suas conquistas.

Estas pessoas têm nojo de você e não sentem qualquer tipo de culpa se você se ferrar. Se sentem a última bolacha do pacote, têm nojo de pobre.

Incrivelmente as pessoas do y positivo gostam de aduladores, mesmo sabendo que a lisonja é interessada. Estar rodeado de Puxa-sacos é com eles mesmo. E eles vão humilhar os outros pra se sentirem queridos. A regra é delas e quem quiser, que aceite.

As pessoas do y negativo, as inferiores, são aquelas deprimidas. Pedem desculpa por qualquer coisa. Inclusive terminam conversas com aquela irritante frase “desculpe qualquer coisa”. A casa dela sempre é mais humilde que a sua, a infância mais difícil, as doenças mais graves. A tia dela é mais feia, ela demorava mais tempo no ponto de ônibus que você, o cachorro dela é mais vira-latas que o seu. Quando precisa dar opinião, começam a frase com “eu sou uma pessoa que”. Se vocês passam bastante tempo sem se ver, esta pessoa vai dizer “ficou rico e esqueceu dos póbi?”. É praticamente impossível conviver com uma pessoa Y negativo sendo também Y negativo.

Estas pessoas se sentem imperceptíveis. São o cocô da vaca do presépio. Acham que todos os outros tiveram sorte, menos ela.

As pessoas do y negativo nunca vão te contar, mas elas esperam ser maltratadas. Na verdade, é disto que elas gostam. Pise sempre que puder numa pessoa do eixo y negativo, por que na hora que ela achar que está acima, ela vai fazer isto com você. Vai realizar o sonho de ser y positivo, numa espécie de revanche por que tudo o que você tem é melhor que o dela. Você conseguiu ser pior que eu? Há, tome isto! Seja traído nisto aqui também. Sabe aquele seu segredinho? Já contei.

As Pessoas Abscissas estão no eixo X e são as pessoas que caminham ao lado. Se sentem da mesma turma que você, já que não competem. E como esquerdo e direito são praticamente a mesma coisa, vamos separar na idéia de que a direita é o lado do trabalho e a esquerda é o lado do coração.

As pessoas do lado direito formam uma equipe com você. Elas querem que as habilidades delas se complementem ou se fortaleçam nas suas, pra atingirem os objetivos comuns. Não vêm culpa nas pessoas quando as coisas dão errado, mas tentam achar onde erraram, inclusive assumindo a culpa juntos e procuram uma forma reparar. Te emprestarão dinheiro se necessário, por que vivem de algo chamado confiança. Elas tentam estar do seu lado pra que você “endireite” a vida e às vezes pecam nas chatas lições de moral e na censura.

As pessoas do lado esquerdo são suas amigas. Elas querem estar com você por prazer, por que gostam de você. Vão colocar seu nome nas orações. É quem vai te ligar só pra saber como você está. Vai chorar por você, te arrumar uma namorada só por que você está de coração partido. E nas festas vão querer te fazer dançar, vão cantar uma música com dedicatória especial no karaokê, e vai ser Robocop Gay, trocando o seu nome “fulano é um gaaaaay, aaaaai, eu sei, eu sei”. É ele quem vai estar lá quando você começar a beber, fumar, ou qualquer que seja a droga que a sua adolescência te traga.
As pessoas do eixo X, ao contrário das Y, tentam se aproximar da origem, o 0, por que tentam se tornar unas contigo. Os colegas estão lá longe, enquanto os muito amigos estão ali, colados na origem. As do eixo X positivo têm o problema de tentarem te deixar perfeito nas atitudes, mesmo quando você não quer, enquanto as do x negativo vão cobrar que você seja feliz o tempo todo.

Obviamente que as pessoas trafegam um pouco entre os eixos, mas sempre tendem a andar em um deles. E não ouse achar que uma atitude sua vai mudar as coisas. Andar nos eixos faz bastante sentido agora, não?

 

 

Não trate como abscissa quem te trata como ordenada.

Anúncios
Categorias:Eu só quis dizer
  1. Juliana
    setembro 13, 2012 às 10:42 pm

    Ótimo pensamento!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: